Gato – Como escolher o felino ideal para sua família

Postado por PETZ, em Jul 12, 2017

Gatos
Gato – Como escolher o felino ideal para sua família
Tempo de leitura: 2 minutos

À procura de um amigo felino? Comece a sua busca em abrigos, organizações que resgatam animais ou pet shops de sua confiança. Quando você adota um gato, você salva duas vidas: a vida do animal que você adota e a vida do próximo bichinho que irá ocupar aquela vaga no abrigo.

Para ajudar a criar um vínculo com seu novo gatinho, você precisa escolher o gato certo para o seu estilo de vida. É importante saber os traços de personalidade que você procura em um gato antes de visitar um abrigo de animais. A seguir, veja algumas coisas que você deve considerar.

Gato filhote

Tudo o que você deve saber antes de comprar ou adotar um gato

  • Custos: você tem condições de bancar um gato? Segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) o gasto médio mensal com gatos é de R$ 121,39 (dados de outubro de 2016) – incluindo itens como ração, vermífugo, vacinação, entre outros. Os custos iniciais podem ficar em torno de R$ 1000, mas varia de acordo com a raça do gato, fase em que o pet se encontra e demais particularidades.
  • Personalidade: qual tipo de gato você deseja? Um felino ativo e que gosta de brincadeiras ou um que seja carinhoso e goste de colo? Você tem tempo para brincar e se exercitar com o seu gato? Um dos erros mais comuns das pessoas é comprar ou adotar o gato por sua aparência e não por sua personalidade.
  • Se você tem outros animais ou crianças é importante saber se o gato que você pensa em adotar lida bem com isso. Os voluntários e trabalhadores dos abrigos interagem diariamente com os gatos e podem te ajudar com essas informações essenciais.
  • Raça pura ou não: você acha que uma raça pura é o ideal para você? Você ficaria surpreso com quantas gatos de raça estão disponíveis em abrigos. Outra opção é entrar em contato com os grupos especialistas em raças na sua cidade, eles geralmente possuem os nomes e contatos dos grupos de resgate de gatos daquela raça. Antes de adotar, se informe sobre as características da raça que você deseja.
  • Adulto ou filhote: todos sabemos quão fofos filhotes de gato são. Eles podem ser bem divertidos, mas também precisam de muito mais atenção, tempo e supervisão. Caso você decida que um filhote é o melhor para você, considere adotar dois de uma vez. Juntos, os filhotes se tornam ótimos companheiros e providenciam muito entretenimento um para o outro.

Gato em caixa de papelão

A maioria das pessoas pensa logo em filhotes, no entanto existem muitas vantagens em adotar um gato adulto. Eles são, no geral, menos ativos, de forma que é muito mais simples se ajustar às brincadeiras e necessidades deles. Além do mais, os gatos adultos (em muitos casos) já são treinados e acostumados com uma vida em família, conseguindo criar vínculos tão rápido quanto filhotes (ou até mais rápido). Por outro lado, os felinos adultos podem ter dificuldades maiores de adaptação.

Gatos são bons companheiros e merecem um lar tanto quanto qualquer outro animal. Aprender sobre seus hábitos e personalidade é muito importante na hora de adotar um gatinho. Então, que tal um gato para chamar de companheiro? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e tenha acesso a tudo o que você precisa para o seu bichano!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários

marisa - 26/07/2018

Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas.Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada bjs marisa

Petz - 14/01/2019

Que ótimo, Marisa! Fique de olho para ficar por dentro de todas as novidades!
Abraços.

Regina Célia. Dos Santos. Gomes - 07/08/2018

Ótimo

Regina Célia. Dos Santos. Gomes - 07/08/2018

Ótimo excelente

Regina Célia. Dos Santos. Gomes - 07/08/2018

Maravilhoso

Regina Célia. Dos Santos. Gomes - 07/08/2018

Que lindo

Roberta Pardo - 26/10/2018

Eu gosto de gato