Como dar comprimido para gato? Aprenda a ajudar seu amigo

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 17, 2020

Bem-Estar
Como dar comprimido para gato? Aprenda a ajudar seu amigo
Tempo de leitura: 4 minutos

Ninguém gosta de ver seu melhor amigo doente, não é mesmo? E, no caso dos bichanos, há ainda outra dificuldade: eles odeiam tomar remédio! E como dar comprimido para gato? Consultamos uma especialista em pets que tirou essas e outras dúvidas!

gato-medo

É difícil dar remédio para bichanos?

Se você tem um felino em casa e precisa aplicar alguma medicação, deve estar se perguntando se essa será uma tarefa fácil e como irá efetuá-la com sucesso, não é mesmo?

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que os tutores de bichanos devem se preparar bem para esse momento. “Gatos são conhecidos por serem difíceis para aceitar medicamentos”, comenta.

E o problema não é só a rejeição ao produto. Alguns pets podem se tornar agressivos, mordendo e arranhando um tutor desavisado. Por isso, é preciso se preparar e entender como dar comprimido para o gato bravo.

Misturando o comprimido na ração

Não se preocupe se você está receoso na hora de remediar seu filho de quatro patas. Muitos tutores também temem um bichano bravo e se perguntam como dar comprimido para um gato! Uma das táticas mais populares é misturar o remédio na ração.

Mas será que isso também funciona com felinos? A especialista avisa que essa tarefa é mais complexa. “É muito raro um gato ingerir remédio junto com a ração”, afirma. Ela explica que nossos amigos de quatro patas são extremamente exigentes com sua alimentação.

Entretanto, existem alguns recursos que podem ser mais eficazes! “Se o tutor misturar em ração úmida, terá uma chance maior de sucesso”, comenta a especialista. Pode-se amassar o comprimido para gato e misturar na ração, caso o veterinário permita. 

Mesmo assim, não espere milagres. Muitos bichanos conseguem identificar o remédio e passam longe até mesmo de sua ração favorita! A doutora explica que esse comportamento é uma forma de eles se protegerem na hora da nutrição.

gato-mesa

Tentando enganar seu amigo

Apesar de não ser fácil enganar seu amigo peludo, alguns tutores não desistem! Por isso, é comum encontramos recomendações que indicam dissolver o remédio em outros tipos de alimentos. 

Porém, especialistas reforçam: nunca ofereça um produto não destinado a pets sem orientação médica. “Não é recomendado oferecer alimentos humanos, como linguiça, frango ou outras carnes”, diz a Dra. Cássia.

A veterinária ainda explica que esse esforço provavelmente seria em vão. “Há grandes chances de o pet não engolir o remédio”, afirma. Assim, tentar enganar o bichano não é melhor ideia entre as opções de como dar comprimido o gato.

A maneira mais segura

Afinal, como dar comprimido para gato? A especialista explica que não há segredos. A melhor maneira de ter certeza de que seu filho de quatro patas vai ingerir o remédio é colocando-o em sua boca. Apesar de alguns gatos distribuírem patadas e mordidas na hora de ingerir seu remédio, há algumas dicas que podem facilitar:

  • Aja com naturalidade e calma: se o gato se sentir nervoso ou ameaçado, ficará ainda mais agressivo;
  • Abra a boca com cuidado: quando o pet sentir que você pretende abrir sua boca, pode começar a se debater. Uma leve pressão na base do maxilar vai ajudar o processo;
  • Aja rapidamente: coloque o comprimido o mais fundo que conseguir. Nesse momento, o bichano provavelmente começará a se debater;
  • Segure a boca fechada por algum tempo: o bichano tentará cuspir o remédio a todo custo;
  • Massageie a garganta: isso irá estimular que o pet faça o movimento de engolir;
  • Fique de olho no pet: muitos gatos cospem o remédio quando veem que seu tutor se distraiu;
  • Peça ajuda: se seu peludo for uma pequena fera, não deixe de pedir ajuda. Caso seja necessário, alguém deverá segurar as patas do bichano enquanto você mantém a boca dele fechada;
  • Corte as unhas: antes de iniciar o processo, uma boa ideia  é aparar as unhas do felino,
  • Considere utilizar um aplicador: em lojas bem equipadas como a Petz, é possível encontrar um aplicador de comprimido para gatos.

Com essas dicas, você terá mais facilidades na hora de dar remédio para gato. Porém, o processo ainda será complicado. Não estranhe se seu amigo se sentir maltratado. 

Às vezes, os pets evitam um contato mais amoroso após tomar remédio pra sua doença, mas não encare como uma ofensa! É tudo parte do jeitinho especial dos bichanos. Logo ele voltará a ser o peludo amoroso e carinhoso de sempre.

gato-grito

Para mais dicas de como dar comprimido para gato e outros assuntos, acesso o blog da Petz e confira nosso conteúdo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *