Clínicas veterinárias: conheça as especialidades da medicina para pets

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 30, 2020

Bem-Estar
Clínicas veterinárias: conheça as especialidades da medicina para pets
Tempo de leitura: 7 minutos

3As clínicas veterinárias oferecem uma grande variedade de serviços para melhorar o bem-estar de nossos amigos peludos. Afinal, hoje, encontramos diversas especialidades, cada uma pensada para atender da melhor forma os pets e sua particularidades.

E para escolher bem onde buscar ajuda quando necessário, é importante conhecer a diversidade disponível. Consultamos uma especialista que explicou cada especialidade das clínicas veterinárias. Ficou curioso? Continue lendo para aprender!

Gatinho deitado de barriga para cima durante um atendimento veterinário.

Clínicas veterinárias: escolhendo com segurança

Antes de conhecer as diferentes clínicas, é importante lembrar de buscar apenas locais seguros. Como explica a Dra. Juliana Brondino, médica-veterinária da Petz, os profissionais devem possuir títulos reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. “Além do diploma de veterinário, é necessário ter pós-graduação”, explica.

Ou seja, para se tornar especialista é necessário muito estudo e trabalho. “Há apenas oito entidades que são habilitadas a dar título de especialista”, reforça a Dra. Juliana. Essas escolas possuem diferentes ramos de pesquisa, como acupuntura, dermatologia, oncologia, entre outros.

Verifique as referências antes de buscar uma clínica veterinária. Assim, você poderá ter a certeza de oferecer o melhor a seu filho de quatro patas.

Clínicas veterinárias: especialidades disponíveis

Hoje, é fácil encontrar um veterinário que poderá ajudar seu amigo peludo de forma personalizada. Por isso, listamos as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Conheça melhor cada um para escolher o ideal para seu pet!

Acupuntura

A acupuntura, muito utilizada na medicina oriental, também pode ser aplicada em pets. O princípio é o mesmo: agulhas são colocadas no corpo do animalzinho, buscando influenciar o fluxo de energia vital e, assim, melhorar certos quadros de saúde.

Por seu perfil não invasivo, é muito procurada pelos simpatizantes de tratamentos alternativos. Apesar de não trabalhar como os mesmos princípios da medicina ocidental, a acupuntura é uma especialidade reconhecida e muito indicada em alguns casos.

Cardiologista

Outra especialidade comum que também encontramos nas especialidades veterinárias. Os cardiologistas são médicos especialistas na saúde do coração. Eles podem ajudar pets que apresentam doenças cardíacas, desde o diagnóstico até um tratamento completo.

Cirurgiões

Os cirurgiões não só realizam operações, como também são especialistas em receitar diagnósticos que precisem de intervenção cirúrgica. Como é um dos processos mais delicados dentro da medicina veterinária, é recomendado sempre buscar uma clínica veterinária especializada para realizar cirurgias em pets.

Comportamental

Esta especialidade cuida da psicologia dos pets. Isso, porque os médicos comportamentais podem ajudar quando o animalzinho está com problemas de relacionamento, depressão, ansiedade e outras síndromes.

Dermatologista

A dermatologia cuida da pele e dos pelos dos pets. Como são peludos e fofinhos, muitas vezes nossos amigos precisam de cuidados mais delicados. Por isso, é aí que entra o dermatologista, que poderá cuidar dos problemas de saúde com todo o cuidado.

Algumas raças, como pugs e bulldogs, possuem maior tendência a problemas de pele. Para eles, ter um dermatologista de confiança é essencial!

Endocrinologista

Os endocrinologistas auxiliam quando há problemas em glândulas e hormônios. Essas substâncias são responsáveis por uma série de funções no organismo e, quando estão desreguladas, podem comprometer a saúde. Hipertireoidismo e hipotireoidismo estão entre as doenças endócrinas mais comuns.

Endoscopista

Quando a endoscopia foi inventada, o mundo da medicina deu uma reviravolta. Até porque, esse procedimento, realizado no trato digestivo, ajuda a diagnosticar diversas doenças, salvando vidas e prevenindo complicações. O veterinário endoscopista é especialista nesse tipo de exame.

Felinos

Os bichanos também merecem uma especialidade só deles. Gatos possuem particularidades que podem ser bem distintas dos cachorros. Por isso, o médico especialista em felinos conhece os nossos amigos bigodudos como ninguém e é o mais indicado para cuidar desses pets.

Fisioterapia

Os veterinários fisioterapeutas auxiliam os pets a recuperarem seus movimentos, seja por um trauma ou uma doença crônica. Com exercícios e atividades, a fisioterapia auxilia nossos amigos a terem maior qualidade de vida.

Gastroenterologia

A gastroenterologia cuida do sistema digestivo. Mas não pense que isso é algo simples. Além do estômago, essa especialidade trata o esôfago, fígado, pâncreas e intestino. E como já dizia o ditado: você é o que você come. Por isso, cuidar do sistema digestivo é muito importante!

Hematologia

A hematologia cuida da saúde do sangue. Como todos sabem, o sangue tem um papel fundamental no organismo. Uma falha nesse sistema pode comprometer vários outros órgãos. Assim, a hematologia é uma importante especialidade entre as clínicas veterinárias.

Nefrologista

O nome pode até parecer desconhecido, mas os nefrologistas cuidam de um órgão que certamente você conhece bem: o rim. Responsáveis por filtrar nosso sangue, os rins são de extrema importância. Além de doenças do órgão, o nefrologista pode tratar de outros problemas, como diabetes e hipertensão.

Neurologista

Os neurologistas cuidam do sistema nervoso. Isso envolve não só o cérebro, mas toda a comunicação exercida entre nervos, membros, vasos sanguíneos e músculos. Algumas doenças comuns, como a cinomose, frequentemente precisam da ajuda de uma neurologista veterinária.

Nutricionista

Este é um profissional mais conhecido. O nutricionista veterinário é responsável pela nutrição dos pets. Apesar de ser muito associado a questões de estética e obesidade, o nutricionista age em outras esferas.

Muitos animaizinhos precisam de uma alimentação diferenciada, por intolerância ou outras doenças. Nestes casos, contar com um nutricionista é essencial.

Odontologista

Muitos tutores cuidam de seu filho de quatro patas com todo o carinho, mas se esquecem de um fator importante: a saúde bucal. O veterinário odontologista cuida da saúde dentária dos pets. Além da escovação, é necessário levar seu amigo a um odontologista com frequência para monitorar o bem-estar de seu amigo.

Oftalmologista

O oftalmologista é o médico que cuida da saúde dos olhos. Como os pets são muito curiosos e não possuem o hábito de lavar as patinhas, muitas vezes contraem inflamações e problemas nos olhos. A oftalmologista veterinária cuida não só de irritações, mas de questões mais graves, como catarata e doenças crônicas.

Oncologista

A área da oncologia veterinária trata de pets com neoplasias, também conhecidas como cânceres. Algumas raças de cães, por fatores genéticos, desenvolvem tumores com maior frequência, e por isso a oncologia é tão importante. Além do tratamento cirúrgico, o veterinário pode receitar terapias como quimioterapia e radioterapia.

Ortopedista

Pets são ativos e brincalhões e, muitas vezes, se envolvem em acidentes. Os ortopedistas auxiliam nesses casos, cuidado de traumas e fraturas nos ossos. Além disso, algumas doenças crônicas também podem precisar da ajuda de um ortopedista.

Pneumologista

O nome já indica qual a área desta especialidade veterinária. A pneumologia veterinária é responsável pela saúde do sistema respiratório. Portanto, asma, pneumonia e sinusites são algumas das doenças tratadas pelo pneumologista.

Reabilitação

O veterinário especialista em reabilitação cuida de pets que, por diferentes motivos, precisam se acostumar a uma nova vida. Até porque, doenças, traumas e acidentes muitas vezes deixam marcas. Com isso, médico de reabilitação ajuda o animalzinho a se recuperar e a ganhar maior qualidade de vida.

Silvestres

Os animais silvestres estão entre os favoritos nos lares brasileiros. Canários, papagaios, hamsters, peixes e iguanas são alguns dos companheiros que o veterinário especializado em pets silvestres auxilia.

Como são espécies diferentes, precisam de cuidados específicos. Assim, se você tem um amigo silvestre em casa, procure um consultório veterinário capacitado e responsável.

Cãozinho branco durante um atendimento veter

Agora que você já conhece as especialidades de clínica animal, fica mais fácil escolher qual buscar para cuidar de seu amigo. Além dos médicos acima, é recomendado que seu amigo tenha um veterinário de confiança, que conheça seu histórico e personalidade.

Caso precise marcar uma visita a um veterinário, procure a Petz mais próxima! Nossas clínicas possuem profissionais especializados que poderão ajudar você e seu filho de quatro patas em qualquer situação! Venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *