Melhor adubo para horta: veja dicas incríveis!

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 16, 2020

Plantas
Melhor adubo para horta: veja dicas incríveis!
Tempo de leitura: 4 minutos

Todo jardineiro deseja oferecer tudo que suas plantinhas precisam para crescerem de forma saudável. Para isso, conhecer o melhor adubo para horta é essencial! Escolher a opção ideal não é tão fácil quanto parece. 

mãos segurando terra

É necessário levar em consideração alguns pontos ao selecionar o que aplicar em seu jardim. Se você deseja aprender como cuidar de suas plantinhas, continue lendo. Separamos um guia para você saber qual o melhor adubo para horta

O que é o NPK

Quando buscamos fertilizantes para plantas, é comum encontrarmos a sigla NPK nos rótulos de diferentes produtos. Mas você sabe o que significam essas letrinhas? O NPK representa três nutrientes essenciais para os vegetais. São utilizados em diversos processos, auxiliando na formação de diferentes partes das plantas:

  • Nitrogênio (N): é o nutriente responsável pelo crescimento de galhos, caules e folhas. Geralmente, a planta absorve o nitrogênio da terra e, pouco a pouco, vai utilizando sua reserva enquanto se desenvolve. Assim, é indicado utilizar uma concentração maior especialmente para os estados iniciais, quando a verdinha está brotando;
  • Fósforo (P): o fósforo é utilizado na manutenção da planta. Possui uma ação importante na produção de clorofila e, assim, é essencial durante toda a vida do vegetal. Todas as plantas precisam de fósforo, especialmente aquelas que formam flores e frutos,
  • Potássio (K): o potássio completa o trio de nutrientes essenciais para as plantas. Auxilia na formação de raízes, sendo especialmente importante para os vegetais que formam tubérculos. O potássio também protege a planta da desidratação. 

Independentemente da sua preferência, é importante que o fertilizante utilizado em suas plantas possua os três nutrientes acima. Dessa forma, você saberá que está oferecendo o melhor adubo para o que sua horta precisa!

Diferentes fórmulas de NPK

Em lojas especializadas, como a Petz, é possível escolher fertilizantes com diferentes formulações de NPK. Esses produtos são preparados por especialistas e contam com uma proporção exata, que vai auxiliar plantas de diferentes espécies a se desenvolverem de forma saudável. Abaixo, explicamos os tipos de adubo e a  função das formulações mais comuns. 

NPK 10-10-10

O fertilizante conhecido como NPK 10-10-10 possui partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. Sua fórmula equilibrada oferece força e vigor na manutenção de suas plantas. 

horta com mulher cuidando

Sendo assim, é indicado para espécies já adultas, que precisam de uma forcinha de vez em quando. Pode ser utilizado em todas as espécies sem contraindicações. 

NPK 4-18-8

Na formulação do NPK 4-18-8 encontramos uma concentração maior de fósforo e potássio. Como estes são nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta, é recomendado utilizar esse adubo na preparação do solo. 

Dessa forma, a plantinha terá tudo o que precisa ainda nos primeiros estágios. Também é recomendada a manutenção com NPK 4-18-8 para plantas frutíferas, que possuem um crescimento regular. 

Outras formulações

Além das duas fórmulas acima, é possível encontrar adubo para horta com diferentes composições. Geralmente, os produtos mais especializados, como os fertilizantes para hortaliças, possuem uma concentração alta de fósforo. 

Eles irão ajudar a planta a se desenvolver de forma saudável, oferecendo belas folhas e frutos! 

Outras opções de adubos para horta

Se você prefere trabalhar com a terra de forma mais direta, oferecendo adubo orgânico para hortas e evitando as fórmulas prontas, não se preocupe. Alguns produtos naturais também possuem todos os nutrientes que as plantinhas precisam. 

Ao utilizá-los, você ainda pode ter o prazer de trabalhar na terra de forma mais artesanal! Abaixo, separamos opções para quem busca o melhor adubo orgânico para horta ou jardim

  • Húmus de minhoca: não é segredo que as minhocas auxiliam as plantas a crescerem fortes e saudáveis. Entretanto, nem sempre é tão fácil ter esse agradável bichinho por perto. Se você tem uma horta de apartamento ou está buscando um processo mais ágil, pode utilizar húmus de minhoca já preparados, de utilização fácil e prática,
  • Esterco de gado: quem cuida de hortas e jardins sabe como o esterco de gado pode ser valioso na hora de preparar os melhores adubos para hortas

E não é preciso viver em uma fazenda para usufruir dos benefícios desse produto. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra o melhor esterco para horta já preparado, pronto para adubar suas plantinhas.

Conhecendo os principais fertilizantes, fica mais fácil encontrar o melhor adubo para horta de acordo com suas preferências. E se precisar de qualquer ajuda em suas tarefas de jardineiro, conte com a Petz.

horta com alface

Em nossas lojas você encontra acessórios, equipamentos e diversas espécies de plantas que deixarão seu jardim ainda mais charmoso. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita.

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *