Gatos: curiosidades e fatos sobre os bichanos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 26, 2019

Curiosidades
Gatos: curiosidades e fatos sobre os bichanos!
Tempo de leitura: 4 minutos

Os felinos dominaram o mundo! E, até quem não tem a sorte de ter um bichano em casa, frequentemente se depara com um vídeo de um filhote fazendo uma brincadeira ou algo gracioso! Então, se você se interessa por pets continue lendo para conhecer melhor os gatos e curiosidades!

1. De onde vem os gatos?

Uma das maiores curiosidades sobre os gatos, é em relação à sua origem. E, mesmo que os estudos ainda sejam imprecisos, uma coisa é certa: os bichanos vêm de muito longe!

De acordo com um estudo da Universidade de Paris, os gatos domésticos de todo o mundo possuem um ancestral em comum: o Felis silvestris lybica, ou Gato-da-Líbia.

Esta espécie ainda existe, e aparece em todo Oriente Médio, desde a Turquia até o Egito. Hoje, os bichanos se espalharam por todo o mundo. Sorte a nossa, que podemos conviver com esses adoráveis pets!

2. Há quanto tempo os gatos convivem com os humanos?

Segundo o mesmo estudo, a domesticação das raças de gatos é muito antiga. De acordo com os pesquisadores, fósseis indicam que os felinos convivem com humanos há 10 mil anos!

Porém, nesse primeiro período, ainda não se fala em domesticação. Este processo é mais complexo, e só aconteceu há 6.500 anos!

3. Por que os gatos foram domesticados?

Muitos pesquisadores ainda têm dúvidas sobre algumas curiosidades sobre felinos e o processo de domesticação é uma delas!

Isso, porque é difícil saber como um gato poderia auxiliar os humanos no começo da civilização. É só pensar nos outros animais domésticos: vacas dão leite, as ovelhas fornecem lã, os cachorros protegem a casa e os gatos… Bom, os gatos são muito fofos, mas isso não ajuda na luta por sobrevivência.

A teoria mais aceita é que houve um acordo de interesses. Quando os humanos passaram a cultivar plantações e ter acúmulo de cereais, os ratos logo apareceram. Aí está uma curiosidade sobre gatos conhecida por todos: eles correm atrás dos roedores.

Os humanos não demoraram para perceber o quanto conviver com um bichano pode ser agradável, e começaram a domesticá-los. Assim, se apaixonaram pelos felinos, nascendo uma relação de 10 mil anos!

4. Curiosidades de gatos: afinal, eles eram considerados deuses?

Sim, os gatos são os reis da internet e governam a casa em que vivem. Mas, no Egito antigo, eles eram deuses! Os bichanos eram tão importantes para a cultura que havia até uma deusa-gata: Bastet.

Como os felinos mantém os ratos e outras pragas longe, eles eram muito respeitados. Além da deusa Bastet, há imagens de gato em diferentes relíquias, como pinturas em paredes e esculturas refinadas. Arqueólogos já encontraram até múmias de gatos enterradas junto a seus donos!

5. Por que gatos sempre caem em pé?

Apesar de ser difícil de imaginar os fofos gatos domésticos na selva, devemos lembrar que eles são ótimos predadores! Seus antepassados viviam em árvores, e eram muito bons em saltos. Eventualmente, eles caiam, e a seleção natural escolheu aqueles que eram bons em cair.

De acordo com algumas curiosidades de gatos, os bichanos possuem um sentido que indica como cair sempre em pé, e em uma posição para não se machucar.

Não à toa, esse mecanismo funciona muito bem! Em 1987, nos Estados Unidos, um gato caiu do 32° andar sem nenhuma lesão grave. Esta é uma das quedas mais altas já registradas.

No entanto, especialistas reforçam que esse é um caso raro, e os tutores devem sempre prevenir que seus bichanos sofram com quedas! E lembre-se: caso seu amigo caia de uma altura considerável, procure um médico-veterinário imediatamente.

6. Por que gatos dormem tanto?

Você provavelmente já percebeu que seu felino adora dormir, não é mesmo? Pois saiba que isso não é só impressão sua. Estudos indicam que gatos podem passar até dois terços de sua vida dormindo!

Isso, porque possuem um comportamento noturno: durante a noite, os felinos saem para caçar. Mesmo que os bichanos hoje se alimentem de ração, esse hábito continuou e, portanto, é comum que os amigos peludos durmam muito.

7. Porque gatos não gostam de água?

Se os cachorros adoram se jogar na piscina, os gatos possuem um comportamento bem diferente. Apesar de muito higiênicos e limpinhos, os bichanos costumam evitar o contato com a água.

Porém, segundo especialistas, essa é uma daquelas curiosidades sobre o gato que na verdade é só questão de costume. Se você apresentar a água para seu filho de quatro patas e realizar banhos regulares, ele logo irá se familiarizar. Em pouco tempo, o bichano irá adorar a hora do banho!

Conhecer mais sobre gatos e curiosidades sobre os bichanos deixam nossos amigos ainda mais adoráveis, não é mesmo? Se você está pensando em levar um gato para casa, a Petz organiza feiras de adoção regulares. Basta seguir nossa programação!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *