Gaiola para pássaros: 4 dicas para fazer a escolha certa

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 7, 2019

Pets
Gaiola para pássaros: 4 dicas para fazer a escolha certa
Tempo de leitura: 3 minutos

Antes de levar qualquer pet para casa, é importante ter certeza de que você conseguirá garantir um ambiente adequado para ele. No caso das aves, isso significa encontrar gaiolas para pássaros adequadas.

Fatores como a gaiola ser tranquila, estar fora da cozinha, longe de correntes de vento, protegida de predadores, entre outros cuidados, são essenciais.

Por isso, é preciso pensar com muito cuidado na escolha da “casa” ideal. Afinal, é na gaiola que a penuda vai ficar a maior parte do tempo, ao longo de toda a sua vida. Vamos descobrir como escolher uma gaiola para pássaros adequada? Preparamos 4 dicas que podem ajudar!

1. Seja generoso no tamanho

Ao fazer uma busca rápida na internet, é comum encontrar a orientação de que as gaiolas para pássaros devem ter o tamanho ideal. E, para isso, as medidas do local devem corresponder ao dobro do tamanho da ave com as asas abertas. Mas saiba que, na verdade, essa indicação se refere às medidas mínimas.

Isso porque, assim como para nós, uma casa espaçosa tende a trazer mais tranquilidade do que ficar confinado em um apartamento pequeno. Dessa forma, pássaros que vivem em gaiolas muito pequenas também tendem a ficar mais estressados.

O resultado é que eles ficam muito mais expostos a problemas físicos e mentais. Por isso, na hora de escolher, pense no espaço que você tem em casa e compre a maior gaiola que seu orçamento permitir.

2. Não esqueça da proporção de acabamentos e acessórios

Quando falamos em tamanho adequado de gaiola para pássaros, o primeiro aspecto que vem à mente são as medidas de comprimento e de largura. Mas não esqueça que é preciso pensar também em outros detalhes, como espaço entre as barras de proteção e tamanho dos acessórios.

No caso do espaçamento entre as barras, uma proporção inadequada pode levar à fuga do pássaro ou machucá-lo ao acabar prendendo as patas. Da mesma forma, uma gaiola com poleiro pequeno demais para um papagaio não será usado para distração e só servirá para atravancar o espaço do local.

Sendo assim, sempre que possível, dê preferência às gaiolas para pássaros desenvolvidas pensando exatamente na espécie do seu pet.

3. Leve em conta os hábitos do seu pet

Nem todo mundo sabe, mas o voo das aves não é sempre igual. Enquanto algumas planam, outras, como o beija-flor, batem as asas o tempo todo. Ainda, existem aquelas que misturam o bater das asas com o planeio, entre outros tipos de voo.

Claro que, no ambiente doméstico, o voo dos pássaros é limitado. Mesmo assim, é importante levar em conta os hábitos naturais de cada pet para escolher tanto o formato quanto os acessórios da gaiola. E isso vale também para a escolha dos materiais.

Em geral, psitacídeos, por exemplo, tem bicos fortes e gostam muito de descascar o que encontram pela frente. Logo, gaiolas de madeira não são indicadas para calopsitas e papagaios, já que ela seria roída em pouco tempo.

4. Fique atento aos detalhes e acabamentos

Aves e, em especial, os psitacídeos, são muito curiosos, ativos e adoram brincar de descascar os acessórios à sua volta. Já pensou se, em uma dessas brincadeiras, ele ingere alguma substância tóxica ou engole uma pecinha que o deixa engasgado?

Para evitar isso, a melhor maneira é adquirir gaiola e acessórios somente em locais especializados. Assim, você tem a certeza de que todos os materiais utilizados na sua confecção são atóxicos e seguros para o seu pet.

Lembrando que o cuidado na escolha dos materiais vale também para os acessórios colocados dentro da gaiola. Selecione bem o comedouro, bebedouro, poleiro, balanços, etc. Comprando em locais de confiança como a Petz, você garante mais diversão e segurança para a sua ave!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *