Pensando em comprar porquinho da índia? Veja nossas dicas!

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 19, 2019

Pets
Pensando em comprar porquinho da índia? Veja nossas dicas!
Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de adquirir um porquinho da índia é muito importante que você saiba como cuidar de um. A Petz vai te contar um pouco mais sobre esses bichinhos tão especiais

Os porquinhos da índia são uma ótima opção para quem deseja ter um animal de estimação em casa, mas infelizmente possui pouco espaço. Eles são uma das mais fascinantes espécies de roedores, e também podem ser ótimos companheiros. Quer comprar porquinho da índia? Nós vamos te explicar um pouquinho mais sobre esse animal tão especial e contar tudo o que você precisa saber para ter um bichinho desses em casa.

Ao contrário do nome, esses animaizinhos são nossos vizinhos, originais aqui da América do Sul. Eles não costumam ultrapassar os 30 centímetros de altura e não pesam mais de 1,5 quilo. Muito peludinhos, como a maioria dos roedores, são bastante velozes e apaixonados por comida.

A  cor de um porquinho da índia pode variar entre os tons de preto, marrom e branco, e costumam ter as orelhas caídas — que os deixam com um ar de fofura maior ainda. Um dos bichinhos preferidos das crianças, eles são muito sociáveis e amigáveis. Comprando um bichinhos desses, o carinho e a diversão na sua casa será garantida.

Curiosidades sobre porquinhos da índia

Antes de comprá-los, você deverá saber que eles adoram viver ao lado de outro animal de estimação. Porém, caso você queira ter mais de um bichinho é muito importante se atentar ao sexo dele.

As fêmeas geralmente são mais tranquilas, já que os machos costumam ser mais mandões, ativos e também possuem um instinto mais territorialista. Caso opte por um casal, você deverá saber que eles se reproduzem com muita rapidez, por esse motivo, sua casa estará sempre cheia de filhotinhos.

Também conhecido como preá, cobaia ou preá da índia, é um animal silvestre que se dá super bem quando domesticado, no entanto, é importante fazer ao máximo com que ele se sinta em seu habitat natural.

Ao contrário dos hamsters, possui uma ótima visão e sempre estará atento a tudo que ocorre no ambiente em que vive. Seus dentes também não param de crescer, por isso, você deve ter muito cuidado quando for manuseá-lo, afinal, ele poderá te dar alguma mordidinha — o que não passará de uma grande demonstração de carinho.

Como cuidar de um porquinho da índia?

Para que seu porquinho da índia chegue em sua casa e já se sinta em um ambiente adequado, é essencial que antes de adquiri-lo, você saiba como cuidar de um porquinho do índia.

Preparar um lar confortável para ele é o ponto principal. Uma gaiola bem espaçosa e forrada (com um tecido chamado soft) permitirá que ele tenha espaço para viver, comer, descansar e brincar.

Outro ponto primordial para cuidar bem do seu bichinho, é saber o que porquinho da índia come. Eles são animais herbívoros — ou seja, não se alimentam de nenhum tipo de ingrediente de origem animal. Naturalmente, são apaixonados por folhas e vegetais, principalmente as cenouras — que possuem a textura ideal para os dentinhos deles —, a chicória e a rúcula.

Antes de comprar porquinho da índia, é muito importante saber que a alimentação deles deve ser contínua, pois eles possuem o sistema digestivo constante e, por esse motivo, nunca param de comer!  Ou seja, vez ou outra, no comedouro do seu novo amigo deverá ter ração para porquinho da índia ou algum tipo de vegetais.

Os cuidados com a higiene do seu companheiro também são essenciais. A urina de sua espécie é bem corrosiva e pode conter alguns cristais de cálcio; por isso, é extremamente importante sempre mantê-la limpa para garantir a saúde e bem-estar do seu pet.

Caso seu pet tenha os pelos muitos grandes, você deverá escová-los com frequência. Os porquinhos da índia necessitam tomar banho regularmente e, até mesmo, uma tosa higiênica em centros de estética da Petz.

Acessórios para porquinho da índia

Para deixar a vida dos novos integrantes da família ainda mais divertida e agradável, você também deve ter alguns acessórios para porquinho da índia. Como já dissemos, eles são bastante ativos e adoram brincar. Dentre os brinquedos preferidos desses bichinhos tão especiais estão os que ajudam na dentição, ou então, os que fazem eles correr por toda a gaiola.

O comedouro e bebedouro do seu pet também deve ser produzido por um material bem resistente, afinal, o porquinho da índia é um roedor, e seus dentes costumam ser bem afiados.

O conforto, é claro, não poderá ser deixado de lado. Com uma caminha macia e agradável, seu pet poderá dormir e descansar tranquilamente, para se manter sempre ativo e saudável para se divertir com você!

Depois de saber um pouquinho mais sobre eles, está pronto para comprar um porquinho da índia e ter um bichinho todo especial em sua casa? Não se esqueça, ele precisará de muito amor e carinho e, por isso, é muito importante que você não pare de adquirir conhecimento sobre ele, e levá-lo com frequência a um veterinário.

Cuidado do seu novo amiguinho, a diversão no seu lar estará garantida.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

isabella - 12/07/2018

amei tudo sobre porquinho da india

mica - 02/12/2018

ameii essas dicas

Jack - 13/12/2018

Muito bom