Aquarismo – O mundo dos peixes, plantas e organismos

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 12, 2018

Aquário
Aquarismo – O mundo dos peixes, plantas e organismos
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você gosta de peixes e tudo que envolve o universo aquático já deve ter se deparado com o termo aquarismo. A atividade, também conhecida como aquariofilia, consiste em criar peixes, plantas e organismos aquáticos em geral em aquários ou tanques para fim ornamental ou de estudo.

Quem adota o aquarismo como hobby, garante que os benefícios incluem bem-estar e sensação de relaxamento e harmonia, além do natural efeito estético que um belo aquário de vidro provoca em meio à decoração. Mas a prática não é tão simples, envolve uma série de conhecimentos específicos e pode provocar problemas ambientais quando mal executada.

Por isso, antes de sair comprando recipientes e colocando peixes pensando apenas na diversão, informe-se sobre como fazer o aquarismo consciente e adequado. Confira nossas dicas para começar!

Aquarismo

Aquarismo iniciante: peixe ideal

Nada de colocar uma carpa no seu aquário! Os aquaristas principiantes precisam de peixes fáceis de cuidar, resistentes e capazes de suportar alguns errinhos básicos, como a regulagem do pH da água.

Eis algumas das espécies mais recomendadas para os novatos. Dica importante: não compre vários peixes de uma vez e não misture muitas espécies. Dê preferência para poucos tipos de peixes em maior número, e se o peixe for de cardume, mantenha um cardume, caso contrário ele pode ficar doente e morrer. Compre alguns por semana e vá completando seu aquário aos poucos.

  • Tetra: resistentes, bastante ativos e geralmente encontrados em água desmineralizada com pH ácido, são pequenos e o mais comum é reconhecido pelo corpo prata com nadadeiras vermelhas e marcantes;
  • Arco íris: coloridos e belíssimos, são peixes de cardume, ativos e fáceis de manter;
  • Peixinho dourado: de diferentes tamanhos e cores, são resistentes a temperaturas maias baixas. Não é à toa que estes são os mais populares como primeiros peixinhos de crianças e adultos;
  • Vivíparos: belos, rústicos e com preço em conta, os mais comuns em lojas são o Lebiste, Molinésia, Plati e Espada;
  • Corydoras: conhecido como peixe gato da América do Sul, medem no máximo seis centímetros, devem ser mantidos em cardume numeroso.

Tudo sobre aquarismo: informações importantes

Conhecimentos básicos em química e biologia são necessários para quem deseja adentrar no fascinante universo do aquarismo. É preciso estudar os tipos de peixe e espécies que serão criados e quais suas peculiaridades para depois adaptar o espaço para recebê-los.

Entre os principais pontos que deverão ser estudados para a criação do seu aquário, após a definição das espécies que serão criadas, destacam-se:

  • O espaço onde as espécies serão criadas (aquário, tanque, viveiro, etc);
  • pH da água;
  • Substratos;
  • Filtragem, que deve ser física, química e biológica;
  • Temperatura;
  • Iluminação;
  • Decoração;

Aquarismo

Aquarismo de água doce

Os aquários de água doce são mais recomendados para quem está começando no aquarismo, pois a água – embora deva ser preparada adequadamente – pode ser da torneira e o receptáculo necessita apenas de filtro e aquecedor. Os custos também são mais em conta, inclusive dos peixes e espécies adotadas.

Os peixes podem ser de água fria ou tropicais, e os mesmos não podem ser misturados devido à incompatibilidade de temperatura. O Peixinho Dourado e o Betta são algumas das espécies mais populares.

Aquarismo de água salgada

O ideal é que o aquário de água salgada seja criado por praticantes experientes, pois exige cuidados maiores. A água deve ser misturada com substâncias específicas para atingir o pH correto, e além do filtro e aquecedor o aquário deve contar com escumador.

O resultado dessa prática de aquarismo, porém, é bastante belo aos olhos: corais, moluscos e peixes coloridos fazem parte do cenário.

Em busca dos melhores produtos para o seu pet? Acesse a loja virtual Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!