Descubra como calcular a quantidade de ração para gato

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 6, 2021

Dicas
Descubra como calcular a quantidade de ração para gato
Tempo de leitura: 4 minutos

Oferecer uma boa nutrição para seu filho de quatro patas é uma das principais preocupações entre os pais e mães de pets. E para refeições completas, não basta um alimento de qualidade: é importante saber o tamanho da porção. Qual a quantidade de ração para gato

ração de gato

Alguns bichanos são muito comilões e, por isso, precisamos estar atentos e não exagerar na comida! Para tirar todas as dúvidas, convidamos uma médica-veterinária para conversar sobre a alimentação dos felinos! Continue lendo para aprender a calcular a quantidade de ração para gato

A importância da ração

Antes de falar sobre a quantidade de ração para gato por dia, é importante conhecer a importância desse item! A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que a ração contém todos os nutrientes que os peludos precisam. “Por isso, atende a todas as exigências nutricionais dos pets”, comenta.  

E para oferecer ainda mais saúde e bem-estar para seu peludo, dê preferência para produtos premium ou super premium. Elaborados com ingredientes nobres, essas rações são ainda mais nutritivas! E nossos amigos de quatro patas merecem sempre o melhor, não é mesmo?

Como calcular a quantidade de ração para gato

Calcular a quantidade de ração para gato é um passo muito importante. Conhecendo a porção ideal, você poderá oferecer a nutrição adequada sem exagerar nem faltar! 

A Dra. Luiza explica que cada pet possui sua personalidade, seu estilo e seus hábitos. Porém, os bichanos em condições normais de saúde possuem necessidades nutricionais bem semelhantes. Abaixo, falamos sobre qual a quantidade diária de ração para gatos, de acordo com idade e peso:

Quantidade de ração para gato filhote:

  • 2 a 3 meses: 40 g a 50 g; 
  • 3 a 4 meses: 50 g a 60 g;
  • 4 a 6 meses: 60 g a 70 g;
  • 6 a 12 meses: 70 g a 80 g. 

Quantidade de ração para gato adulto:

  • Pequenos (3 kg a 4 kg): 40 g a 55 g por dia;
  • Grandes (5 kg a 6 kg): 55 g a 75 g por dia. 

Quantidade de ração para gato idoso (7 anos ou mais):

  • Pequenos (3 kg a 4 kg): 45 g a 60 g; 
  • Grandes (5 kg a 6 kg): de 60 g a 75 g.

As indicações acima são genéricas e podem servir como uma base para você, que deseja aprender como alimentar seu gato. A Dra. Luiza lembra, entretanto, que o melhor é seguir as orientações presentes nos rótulos da ração escolhida. 

gatinho comendo ração

Como cada produto possui um valor nutricional diferente, a porção de ração para gato também pode variar a partir da marca selecionada. “Para facilitar a vida dos tutores, as rações apresentam no rótulo a porção diária que deverá ser oferecida de acordo com o peso do pet”, afirma a veterinária. 

Casos especiais

As indicações que passamos foram pensadas para gatos em condições normais de saúde. Entretanto, conforme explica a Dra. Luiza, há alguns casos especiais. 

Pets com algumas condições precisam de um cuidado mais delicado na hora de montar a refeição. De acordo com a veterinária, os fatores abaixo podem influenciar — e muito — a quantidade de ração para gato:

  • Estágio de vida: adulto, filhote ou idoso;
  • Gravidez: tanto gestante quanto lactante; 
  • Condição corporal: se  o pet está acima ou abaixo do peso;
  • Condições de saúde: se o pet está saudável ou doente. 

Por isso, se você acha que seu amigo é um caso especial e precisa de cuidados específicos, busque ajuda de um veterinário. O especialista poderá receitar a quantidade ideal para seu filho de quatro patas. 

“Nesses casos, existem fórmulas específicas para calcular as calorias diárias. Os veterinários saberão realizar essas contas”, comenta a especialista. 

E os petiscos?

Quem tem um bichano em casa sabe como os bigodudos adoram um bom petisco! Mas será que os agrados podem ser oferecidos com frequência? A Dra. Luiza explica que, se seu amigo está em condições normais de saúde, não há problemas em oferecer petiscos todos os dias. 

Como são elaborados por especialistas, esses produtos contém valores nutricionais adequados para a dieta dos bichanos. Quanto à quantidade, tudo vai depender do tamanho e do peso do seu amigo. 

O importante é conhecer a personalidade do peludo e criar uma rotina saudável. Por fim, a veterinária dá uma dica: dividir um petisco em pequenos pedaços, servindo várias porções ao longo do dia!

Melhor ração para gatos

Se você está buscando uma receita para preparar o prato perfeito para seu bichano, fique de olho! Quando o assunto é alimentação dos pets, não existe fórmula universal. Tudo vai depender da marca de ração escolhida. E a melhor ração para gato é justamente aquela que possui mais nutrientes. 

Como as rações premium e superpremium possuem ingredientes nobres, elas concentram mais vitaminas em porções menores. Por isso, os bichanos acabam comendo menos e, mesmo assim, obtêm a mesma quantidade de energia! 

gatos no comedouro

Se você está na dúvida de qual marca escolher, fique de olho nos ingredientes! Os produtos de origem animal devem estar sempre em primeiro lugar. E agora que sabe a quantidade de ração para gato, veja outros artigos sobre o universo pet aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *