Como fazer um viveiro para aves: o que você precisa saber

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 17, 2018

Aves
Como fazer um viveiro para aves: o que você precisa saber
Tempo de leitura: 3 minutos

Não é só para as aves que um viveiro costuma fazer bem. Ter uma ou mais aves em um lugar mais espaçoso, onde elas possam voar, se divertir e gastar suas energias, também pode ser trazer sensação de liberdade para quem olha, distante da claustrofobia que muitos sentem vendo pets em gaiolas pequenas. Por isso, aqui vamos ensinar como fazer viveiro para pássaros.

E se viveiros já são bons para a gente, imagina para as aves, que são presenteadas com a possibilidade de fazer várias atividades naturais para elas? Além de ser menos estressantes, viveiros bem equipados ainda estimulam a atividade física, contribuindo para a saúde e longevidade do pet. Veja dicas de como fazer um viveiro para pássaros.

Primeiro passo: a escolha do lugar

pássaros - como fazer um viveiro

Pensar em onde você vai montar o seu viveiro deve ser sempre o primeiro passo. Isso porque somente quando você encontrar um local adequado poderá ter uma noção do espaço disponível e, consequentemente, do tamanho do viveiro.

Embora seja comum ouvir falar em viveiros em área externa, no geral, o mais recomendado é que eles fiquem dentro de casa, já que, fora dela, você dificilmente será capaz de controlar correntes de vento, bastante nocivas para as aves. Além disso, na área externa, as aves também ficam sujeitas a outros fatores prejudiciais, como chuva e mesmo ao ataque de predadores.

Já dentro de casa, o local escolhido deve ser tranquilo e também livre de correntes de vento. Pode bater sol, mas é importante que tenha sempre um espaço com sombra para que a ave possa escolher. Vale ressaltar que você nunca deve manter as aves na cozinha, já que substâncias liberadas por panelas de teflon são tóxicas para elas.

Segundo passo: o tamanho do viveiro

viveiro. como escolher o melhor para seu passaro

A dica vale para todos os animais de estimação que não ficam soltos pela casa, e sim em um espaço limitado na maior parte do tempo: quanto maior a gaiola ou viveiro que você puder providenciar, melhor será para a sua ave.

Para ser considerado um viveiro, é fundamental que ele tenha espaço o suficiente para que a ave possa voar. Por isso mesmo, é importante escolher uma estrutura que seja ampla não só na horizontal, mas principalmente na vertical, razão pela qual os viveiros não são pendurados como as gaiolas. O tamanho mínimo vai depender tanto da espécie quanto da quantidade de pássaros que viverão ali. Pense nisso na hora da escolha!

Terceiro passo: os cuidados com os materiais

como fazer um viveiro para pássaros

O jeito mais fácil e prático de assegurar que um viveiro é feito com um material seguro para as aves é adquirindo uma estrutura pronta, de marca renomada, em um local de confiança como a Petz. Só assim você tem a certeza de que nenhum material utilizado será tóxico ou poderá se soltar e ser engolido pela sua ave.

Já para quem pensa em começar o viveiro do zero, montando inclusive a estrutura, é muito importante que ela seja feita somente por quem entende do assunto, tudo para garantir a segurança dos seus pets. Isso porque, além do cuidado com os materiais, é preciso ficar atento também a outros fatores, como peso da estrutura e mesmo espaçamento da tela para viveiro. Do contrário, as aves podem se ferir ou mesmo escapar.

Quarto passo: equipando o viveiro

Não basta que um viveiro tenha mais espaço para as aves voarem. Também é essencial garantir a elas entretenimento que motive seu deslocamento. Lembre-se que é ali que as aves passarão a maior parte do tempo. Por isso, além de comedouro e bebedouro, providencie também opções variadas de brinquedos, como poleiros, escadas, balanços e mesmo playgrounds.

Vale reforçar que, por questão de segurança, todos os objetos colocados no viveiro devem ser feitos com materiais atóxicos e ter um tamanho adequado tanto para a espécie da sua ave quanto em relação ao viveiro. Afinal, mesmo com os acessórios, o pet ainda deve ter bastante espaço para voar!

Por fim, na hora de escolher os acessórios, dê preferência àqueles feitos com madeira e outros materiais mais naturais. O objetivo é fazer com que sua ave se sinta quase como se estivesse na natureza.

E então, pronto para começar a montar um viveiro? Na Petz você encontra estruturas adequadas, além de todos os acessórios necessários para que sua ave se sinta verdadeiramente em casa ao seu lado. Encontre a unidade mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *