O que coelho come? Conheça a dieta dos orelhudos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 12, 2021

Coelhos
O que coelho come? Conheça a dieta dos orelhudos!
Tempo de leitura: 3 minutos

Se você está se perguntando o que coelho come, provavelmente está buscando a dieta ideal para seu orelhudo. E quem tem um dentucinho em casa sabe que esses pets podem ser um tanto comilões! 

coelho laranja e branco

Porém, é necessário estar atento à nutrição dos pets! Nossos amigos precisam de certo equilíbrio de nutrientes, e uma alimentação descuidada pode levar a sérios problemas de saúde. Quer aprender a montar o cardápio perfeito para seu orelhudo? Continue lendo! Aprenda aqui o que coelho pode comer

Ração: a base da alimentação saudável

Se você está montando o cardápio do seu pet e imaginando o que coelho come na natureza, é melhor mudar de ideia. Nas casas e apartamentos, os orelhudos vivem uma vida um tanto tranquila. Mesmo que adorem brincar e correr, dificilmente terão o gasto energético de um coelho selvagem. 

Por isso, a ração deve ser sempre a base da alimentação dos pets. Esse produto é preparado por especialistas e contém todos os nutrientes necessários, distribuídos de forma equilibrada. No caso dos dentuços, os alimentos extrusados são a melhor opção. Por sorte, é fácil encontrar ração para coelho em lojas especializadas. 

Outras opções

A ração deve ser sempre a base da alimentação dos coelhos. Porém, isso não significa que os vegetais estão proibidos para esses peludos. Quando preparamos da forma correta, os orelhudos também podem se deliciar com alguns legumes! Lembre-se apenas que os alimentos abaixo devem ser oferecidos apenas como petisco. 

Verduras

As folhas estão entre os alimentos preferidos dos coelhos! Então, na hora de se perguntar “coelho come o que?”, além da ração, ofereça uma deliciosa salada, mas não utilize sal ou qualquer outro tempero. Também evite oferecer vegetais muito aguados, como o alface, pois eles podem soltar o intestino. 

Algumas verduras liberadas para coelho são: rúcula, couve, acelga, chicória, almeirão, manjericão, talos e folhas de cenoura. 

Legumes

Quando pensamos na alimentação dos coelhos domésticos, logo vem a pergunta: esses peludinhos comem cenoura? De acordo com especialistas, essa raiz está, sim, liberada para os pets, desde que oferecida em pequenas quantidades. Outros legumes permitidos são: pimentão, beterraba e abobrinha; 

Frutas 

Quem não adora uma fruta fresquinha? Os coelhos também são fãs dos vegetais! Entretanto, devemos lembrar que algumas frutas possuem alto teor de açúcar. Por isso, ofereça sempre com moderação. Entre as liberadas, podemos citar: maçã, morango, pêssego e manga. 

Feno

O feno tem uma função muito importante para o hábito alimentar dos coelhos. Como possui alto teor de fibra, auxilia a regular o intestino e dar a sensação de saciedade. Além disso, possui um valor calórico muito baixo e, por isso, os orelhudos podem comer feno à vontade! 

coelho parado

O que coelho não pode comer

Agora que você já viu a lista de o que coelho come, é hora de conhecermos as proibições. Alguns alimentos comuns podem causar problemas de saúde nos peludos e, por isso, é necessário estar de olho! Como nossos amigos são muito comilões, todo cuidado é pouco. Conheça abaixo o que coelho não pode comer:

  • Abacate: possui uma substância que pode ser tóxica para os coelhos.
  • Caroços e sementes: o cianeto, uma substância tóxica, está presente na semente de muitas frutas. Para evitar problemas, sempre tire os caroços das frutas; 
  • Carambola: a carambola possui uma substância que pode comprometer o rim dos pets; 
  • Batata: a batata crua é rica em solanina, uma substância tóxica para os pets. Cozinhá-la é uma boa opção para eliminar esse composto. Entretanto, como a batata é altamente calórica, o melhor é evitar esse alimento;
  • Cebola: a cebola pode causar anemia quando consumida pelos peludos; 
  • Alho: o alho também é proibido, pois pode causar desarranjos intestinais; 
  • Cogumelos: cogumelos de todos os tipos são proibidos para coelhos, 
  • Alimentos ultraprocessados para humanos: por fim, vale lembrar que não devemos oferecer alimentos ultraprocessados destinados a humanos para nossos pets. Produtos como manteiga, iogurte, salgadinhos e outros itens são ricos em gorduras, açúcares e aditivos. Por isso, deixe seu amigo peludo longe da geladeira! 

coelho branco peludo

Agora que você já sabe o que coelho come e quais são os alimentos proibidos, pode cuidar da alimentação do seu orelhudo de forma mais segura e saudável! Não se esqueça que na Petz você encontra tudo que seu amigo precisa, como ração, petiscos, gaiolas, brinquedos e acessórios! Acesse nossa loja virtual!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *