Suco para cachorro: descubra quais são os sabores permitidos

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 17, 2019

Alimentação
Suco para cachorro: descubra quais são os sabores permitidos
Tempo de leitura: 3 minutos

Não há dúvidas de que a água é fundamental para os seres vivos e deve estar sempre disponível para os pets. Porém, uma vez que nós gostamos de variar o cardápio de vez em quando, também surge uma pergunta: será que suco para cachorro é permitido?

É comum que alguns tutores também pensem em oferecer outras bebidas para o filho de quatro patas a fim de agradá-lo, ou mesmo para estimular a ingestão de água! Mas, afinal cachorro pode tomar suco? Descubra agora!

Suco para cachorro: é liberado?

A resposta é: depende! Desde que servidas como petisco, em quantidades moderadas, as frutas são permitidas para cães. Além disso, acabam sendo uma opção muito saudável para eles.

Mas, para isso, é preciso conhecer quais são os alimentos frutíferos permitidos e quais as frutas proibidas para cães.

Em se tratando dos sucos, o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, diz que a escolha funciona da mesma forma: “Os cães não podem beber todos os tipos de bebida, pois algumas podem afetar de forma prejudicial o trato digestivo deles”.

E, acrescenta “já outras podem auxiliar em casos de lesões e ajudar a fortalecer o sistema imunológico”.

Vale lembrar também que, diferente das frutas, os sucos não possuem fibras e têm alta concentração de açúcar. Sendo assim, seu consumo deve ser ainda mais controlado.

Quais são os sucos permitidos?

Para começo de conversa, é importante destacar que qualquer suco oferecido aos cachorros deve ser natural, sem açúcar e sem conservantes. Além disso, deve-se ter certeza de que o suco não contém sementes ou outros ingredientes prejudiciais à saúde do pet.

Portanto, nunca ofereça sucos prontos de caixinha. Em vez disso, dê preferência aos sucos naturais feitos em casa.  Lembrando que ele deve ser oferecido sempre fresco e em pequenas quantidades. Entre os sabores que podem ser oferecidos ao cachorro estão:

  • Melão: bastante rico em água, também é fonte de vitamina B6 e potássio.
  • Melancia: outra fruta com alto teor de água, possui vitamina A.
  • Morango: uma das poucas frutas que podem ser servidas com sementes, é rica em vitamina A e B, assim como em antioxidantes. Seu consumo sem exageros fortalece o sistema imunológico.
  • Manga: doce e saborosa, é rica em vitamina C. Porém, devido à alta concentração de açúcar, seu consumo deve ser ainda mais moderado.
  • Caju: talvez a fruta mais inusitada desta lista, o caju é fonte de cobre, magnésio, vitamina K e vitamina C. Além disso, contribui para a prevenção de envelhecimento precoce, nos processos de cicatrização e aumenta a sensação de bem-estar.

Por outro lado, nunca ofereça sucos de laranja e de abacaxi que, por sua acidez, podem atacar o sistema gastrointestinal do pet. Já a uva e a carambola possuem substâncias associadas ao desenvolvimento de problemas renais. Fique longe delas!

Antes de servir suco para cachorro, consulte um veterinário!

Ainda que os sucos possam trazer benefícios para a saúde dos cachorros, o ideal é que eles sejam oferecidos somente com orientação veterinária.

“A não orientação pode, sim, provocar alguns efeitos colaterais, pois as frutas e os vegetais devem ser bem escolhidos de acordo com cada organismo”, diz o Dr. Samuel.

Além disso, é preciso ficar atento às orientações da receita de suco para cachorro e seguir à risca o modo de preparo.  Não só isso, como servir apenas a quantidade ideal para evitar problemas como constipação, diarreias, reações alérgicas, entre outros.

Está pensando em incrementar o cardápio do seu amigo com alguma novidade? Agende uma consulta com um nutricionista veterinário em uma clínica Petz perto de você. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *