Como saber a raça do meu cachorro? Veja a diferença entre 6 raças

Postado por PETZ, em 18/12/2018

Cachorros
Como saber a raça do meu cachorro? Veja a diferença entre 6 raças

Na hora de levar o cachorro para casa, nós até temos certeza de qual é a raça dele. Afinal, isso quase sempre é questionado em pet shops, feiras de adoção ou diretamente com a pessoa que está doando o pet. Mas, com o tempo, é tanta gente perguntando e confundindo que mesmo os tutores acabam se questionando: será que meu cachorro é Shih-tzu ou Lhasa Apso? Bulldog inglês ou francês? Shiba inu ou Akita? Afinal, como saber a raça do meu cachorro?

 

Lhasa Apso e Shih-tzu

Difícil encontrar um tutor de Shih-tzu ou de Lhasa Apso que nunca tenha se deparado com quem confundisse as duas raças. E não é para menos! De porte pequeno e atarracados, os cães dessas raças ainda compartilham de cores de pelo muito parecidas.

O motivo da confusão

 

A similaridade entre Lhasa Apso e Shih-tzu está longe de ser mera coincidência. Isso porque, embora ambas as raças sejam muito antigas e, portanto, a origem delas não seja completamente conhecida, acredita-se que o Shih-tzu tenha surgido a partir da mistura do lhasa com o pequinês.

Enquanto o Lhasa Apso é originário do Tibete e cumpria a função de guardar os templos dos monges, o Shih-tzu surgiu na China com o intuito de ser um cão de companhia. Isso explica algumas das diferenças de comportamento dessas raças de cachorro peludo.

 

Para saber se é um Lhasa Apso, repare se…

  •          O focinho não é tão achatado. Apesar de braquicefálico, o Lhasa Apso tem focinho um pouco mais proeminente;
  •          Os olhos são menos saltados e têm formato ovalado;
  •          O pelo é pesado e tem textura um pouco mais áspera;
  •          O pet é mais desconfiado, independente e late mais.

 

Para saber se é um Shih-tzu, repare se…

  •          O focinho é mais curto e achatadinho;
  •          Os olhos são redondos e bem saltados;
  •          O pelo é mais fino e levemente ondulado;
  •          O cachorro tende a latir pouco e adora um colo.

 

Tira-teima

Caso seu cachorro seja inteiramente branco, preto, marrom, areia, mel, dourado, cinza ou ardósia, é bem provável que ele seja um Lhasa Apso. Isso porque a pelagem unicolor é bem mais comum nessa raça. Já os Shih-tzus tendem a apresentar manchinhas brancas na testa e na cauda.

 

Bulldog francês e Bulldog inglês

Não é só no nome que as duas raças são parecidas! Além disso, as duas também contam com dobrinhas no rosto, corpo robusto e um temperamento muito dócil e carinhoso, além de serem de raças de cachorro pequeno.

 

O motivo da confusão

Como o próprio nome sugere, as duas raças têm praticamente a mesma origem, sendo que o Bulldog inglês foi o primeiro a vir ao mundo.

 

Na época de sua criação, o objetivo do Bulldog inglês era garantir entretenimento por meio das antigas lutas com touros, atividade que foi proibida em 1835. A partir daí, os cães da raça acabaram se firmando como ótimos cães de companhia, sendo levados posteriormente para a França, onde, após alguns cruzamentos, deram início ao famoso Bulldog francês.

 

Para saber se é um Bulldog inglês, repare se…

  •          O corpo é mais robusto e musculoso. Além disso, o Bulldog inglês tende a ser mais pesado, com entre 20 a 25 kgs;
  •          O rosto é enrugado não só no focinho, mas também na testa e nas laterais;
  •          Os olhos são caídos, dando ar de desânimo ou de que o pet é “mal-encarado”;
  •          O pet é preguiçoso e adora receber carinho enquanto fica largado no sofá.

 

Para saber se é um Bulldog francês, repare se…

  •          O corpo do pet é mais leve e esbelto, com entre 8 e 14 kgs;
  •          As rugas ficam concentradas principalmente no focinho curto;
  •          Os olhos são arredondados e bem atentos;
  •          O pet é mais ativo e adora brincar de correr com adultos ou crianças.

 

Tira-teima

Caso reste alguma dúvida ao adotar um Bulldog inglês ou francês, repare nas orelhas! Enquanto as do Bulldog inglês são mais baixas, as do Bulldog francês são famosas justamente por ficarem em pé e lembrarem orelhas de morcego.

 

Shiba inu e Akita

Possivelmente as raças mais parecidas entre si, de todas as citadas até o momento, cães Shiba inu ou Akita costumam ser muito confundidos quando são filhotes de cachorro de raça. Já quando chegam à fase adulta, apresentam uma diferença crucial: o tamanho.

 

O motivo da confusão

Consideradas duas das raças mais antigas do mundo, tanto Shiba inu quanto Akita têm origem no Japão, onde foram criadas principalmente como cães de caça. Devido à origem próxima, os cães das duas raças também tem características muito parecidas, como cabeça triangular, orelha pontuda e arrebitada, além do chamado urajiro, isto é, as famosas manchinhas brancas nas bochechas e laterais do focinho.

 

Para saber se é um Shiba inu, repare se…

  •          O cachorro tem altura aproximada de 37 cm no caso das fêmeas, e de 40 cm para os machos;
  •          O peso fica entre 7 e 9 kgs nas fêmeas, e entre 8 e 11 kgs nos machos;
  •          A pelagem apresenta as cores vermelho, preto e castanho, sésamo (fundo vermelho com pontas pretas), preto sésamo e vermelho sésamo;
  •          O pet é teimoso e mais agitado.

Para saber se é um Akita, repare se…

  •          O cachorro tem altura aproximada de  61 cm no caso das fêmeas, e entre de 67 cm para os machos;
  •          O peso fica entre 32 e 45 kgs nas fêmeas, e entre 45 e 59 kgs nos machos;
  •          A pelagem apresenta as cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho-fulvo com pontas pretas), tigrado e branco;
  •          O pet é um pouco mais tranquilo, mas bastante desconfiado com estranhos.

Tira-teima

Por serem extremamente parecidas tanto no temperamento quanto na aparência, a melhor forma de saber se o cão é Akita ou Shiba inu é pelo tamanho. Além disso, se o pet for branco, é Akita, já que o Shiba inu não apresenta essa cor de pelagem.

Descobrir raça de cachorro é importante não só por uma questão estética, mas principalmente porque diferentes raças têm diferentes temperamentos. Logo, exigem cuidados e têm necessidades específicas para elas.

Você sabia que, na Petz, a origem e a raça dos filhotes são garantidas? Visite a unidade mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *