Como mudar a ração do cachorro sem transtornos

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 27, 2020

Alimentação
Como mudar a ração do cachorro sem transtornos
Tempo de leitura: 3 minutos

Por mais que se escolha um alimento de qualidade, os cães não devem comer a mesma ração ao longo de toda a vida. Em certos momentos, é preciso saber como mudar a ração do cachorro a fim de proporcionar a melhor nutrição em diferentes fases.

Isso porque as necessidades de um filhote não são as mesmas de um cachorro adulto ou idoso. Da mesma maneira, um cão com problemas de saúde também pode precisar de rações medicamentosas específicas. 

cachorro comendo ração

Ao fazer a troca de alimento é preciso ter cuidado para não causar reações adversas no organismo do pet. Uma troca repentina pode gerar desconfortos gastrointestinais, inclusive provocando quadros de vômitos e diarreias. 

A seguir, descubra quando é necessário fazer mudanças na alimentação do seu amigo e como trocar a ração do cachorro.

Em quais situações é preciso mudar a ração do cachorro?

Muita gente se pergunta se trocar a ração do cachorro faz mal. No geral, não é recomendado trocá-la constantemente, no entanto, existem situações em que a troca não só é liberada, como se torna essencial para garantir a longevidade e a qualidade de vida do filho de quatro patas. 

É o que ocorre quando o organismo do cachorro passa a ter necessidades nutricionais distintas das que costumava ter. 

Nesse sentido, quando você se perguntar “posso mudar a ração do meu cachorro?”, esses são alguns dos principais motivos para fazer a troca:

 

  • Mudança de faixa etária: cães filhotes, adultos e idosos não têm as mesmas necessidades nutricionais. Enquanto os mais jovens têm um metabolismo acelerado e precisam de muita energia, os mais velhos exigem cuidados para não terem problemas aos quais são mais propensos, como diabetes, obesidade, entre outros. Por isso mesmo, a cada mudança de faixa etária é quando mudar a ração do cachorro é importante;
  • Surgimento de doenças: sejam elas standard, premium ou superpremium, as rações tradicionais levam em conta as necessidades de um cão saudável. Já um pet com problemas cardíacos, renais, obesidade, etc pode precisar de níveis reduzidos de gorduras ou de sódio, por exemplo. Nesse caso, é possível que o veterinário recomende uma ração medicamentosa para auxiliar no tratamento;
  • Alergia a algum ingrediente da ração: mesmo que estejam com a saúde em ordem, alguns cães podem não se adaptar a certos tipos de ração. Como exemplo, muitos cães desenvolvem alergias ao comer as proteínas simples das rações do tipo standard. Para eles, pode ser necessária a troca por uma ração com carnes nobres, como a de cordeiro. 

 

Outro motivo frequente para a troca de ração é quando, por razões financeiras, é preciso fazer a troca da ração por uma mais em conta ou, ao contrário, o tutor consegue oferecer as rações do tipo super premium. 

cachorro comendo da mão do tutor

Seja qual for o motivo, antes de fazer a troca, é fundamental levar o seu amigo a uma consulta no veterinário. Após uma avaliação, ele poderá indicar as rações mais adequadas de acordo com as necessidades específicas do seu cãozinho.

Como mudar a ração do cachorro sem causar problemas?

Agora que você já sabe como trocar a ração de cachorro é hora de saber a melhor maneira de fazer isso sem causar desconfortos intestinais.

Para evitar o estranhamento do novo alimento pelo organismo, o segredo é fazer a troca aos poucos, misturando as duas rações ao longo de uma semana. Confira o passo a passo!

  • Dias 1 e 2: 75% da ração antiga e 25% da nova;
  • Dias 3 e 4: 50% da ração antiga e 50% da nova;
  • Dias 5 e 6: 25% da ração antiga e 75% da nova,
  • Dia 7: 100% da ração nova.

Fácil de fazer, essa mudança gradual é importante para evitar problemas como vômitos e diarreias. Portanto, não deixe para comprar uma nova ração de última hora. Depois de consultar o veterinário, programe-se para comprar o alimento antes que a ração antiga acabe.

filhotinhos comendo ração

Agora que já sabe como mudar a ração do cachorro da melhor maneira para o seu amigo, verifique as opções disponíveis na loja on-line da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *