Modelo de cama para cachorro: como escolher o ideal?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 11, 2021

Cães
Modelo de cama para cachorro: como escolher o ideal?
Tempo de leitura: 4 minutos

Depois de todas as aventuras do dia, não há nada melhor do que uma boa noite de sono, não é mesmo? Por isso, escolher um modelo de cama para cachorro pode ser uma responsabilidade e tanto para os tutores, pois existem diversos fatores que devem ser levados em conta na hora de tomar essa decisão.

filhote de cachorro na caminha

Uma boa cama para cachorro deve ser a responsável por transmitir aconchego e felicidade ao pet, com o tamanho, formato e material adequados. A seguir, vamos saber mais sobre o melhor modelo de cama para cachorro e os impactos que a caminha tem na saúde do seu pet?

A importância da caminha para cachorro

Todo tutor de cachorro sabe que esses pets adoram deitar no chão para relaxar de vez em quando. Mas nem pense que o hábito é sinal de que é possível dispensar uma boa cama! 

“A cama é um local no qual o cachorro deixa seu cheiro, sua identidade. Nela, ele se sente confortável psicológica e fisicamente, além de ser um lugar macio para descansar”, afirma a médica-veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom.

Prejuízo para os pets que não têm uma caminha

Do ponto de vista da saúde física, a ausência de uma caminha para cachorro adequada traz muitos prejuízos. “Pets que repousam por muito tempo em superfícies duras, ásperas e desconfortáveis podem apresentar uma piora dos calos de apoio, além de dores articulares, ósseas, etc”, enumera a especialista. 

Além disso, proporcionar um bom modelo de cama para cachorro é uma forma de deixar claro que ele tem o lugar dele, evitando que ele suba na cama do tutor ou no sofá.

Tipos de cama: como escolher o modelo ideal

É fato que todos os cães precisam de uma cama confortável. No entanto, o que é conforto para um não necessariamente é agradável para outro. Da mesma forma, um material considerado seguro e apropriado para um pet tranquilo pode trazer problemas para um cachorro apaixonado por cavar e por roer. 

Sendo assim, não existe uma única melhor caminha para cachorro. No entanto, existem alguns critérios que devem ser levados em conta na hora de escolher a caminha de pet ideal para o seu amigo de quatro patas.

Tamanho

Já imaginou dormir em uma cama e ficar com os pés para fora? E se não conseguir virar de lado sem correr o risco de cair? Assim como a nossa cama, o ideal é que a cama do cachorro também seja espaçosa em relação ao tamanho dele. cachorro dormindo na caminha

“O pet precisa conseguir se virar e se esticar com facilidade na cama, demonstrando conforto ao deitar sem ficar com a cabeça pendurada, com o quadril no chão, etc”, diz a Dra. Carolina. Na hora de comprar, leve o cachorro junto para ver se ele se adapta ou tire as medidas do pet para chegar no tamanho adequado.

Material

Por ficarem na parte interna, as caminhas acabam fazendo parte da decoração da casa. Por isso, é natural que os tutores escolham de acordo com seu gosto pessoal. 

Nesse sentido, a veterinária diz que “nós podemos, sim, comprar uma cama linda, com um formato diferente, desde que ela respeite os requisitos de conforto e de segurança do cachorro”, diz. 

No caso dos materiais, isso significa que eles devem ser atóxicos, hipoalergênicos, fáceis de lavar e resistentes, para evitar que o cachorro rasgue o tecido e coma espumas e enchimentos, por exemplo. 

Caso o seu pet goste muito de roer e de cavar, isso também deve ser levado em consideração, sendo possível escolher modelos de cama para pet com tecidos reforçados.

Formato

Foi-se o tempo em que as caminhas de cachorro eram todas parecidas. Hoje em dia, é possível encontrar camas de diferentes formatos, desde as tradicionais retangulares até aquelas em formato de toca. 

Assim como acontece com a escolha do material, mais do que uma questão de gosto pessoal do tutor, o ideal é que a escolha seja feita com base nos hábitos do pet. Para isso, tente observar os lugares que o cão procura para deitar: ele gosta de ficar aninhado ou bem esticado, prefere lugares escuros ou não se importa com a claridade?

Importante ter atenção

Dependendo das respostas, você pode optar por um modelo de caminha para cachorro que respeite as preferências dele, como uma toca para cães que gostam de ficar no escuro e bem aquecidos ou um colchonete para pets mais calorentos e de pelagem mais densa.

“Devemos sempre nos atentar à segurança da cama, como, por exemplo, no caso das tocas, existe a possibilidade dela virar e o pet não conseguir sair?”, orienta a Dra. Carolina. “O formato também deve permitir que o pet deite completamente esticado e que possa se aninhar, quando desejar”, finaliza.

cachorro na caminha
Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de escolher um modelo de cama para cachorro, navegue pelo site da Petz ou procure a unidade mais próxima a você para encontrar o modelo que mais combina com o seu amigo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *