Serviços de pet shop: o que está liberado e o que merece atenção

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 21, 2021

Banho e Tosa
Serviços de pet shop: o que está liberado e o que merece atenção
Tempo de leitura: 5 minutos

Para muitos tutores, ir a uma loja com serviços de pet shop completos, como a Petz, é quase como ser criança e entrar num parque de diversões. Afinal, ali você encontra diversos acessórios divertidos, comidinhas gostosas e, em alguns casos, pode conferir aquários e viveiros.

cachorro tomando banho

Para te ajudar quando estiver se perguntando “quando posso levar meu filhote para o pet shop?”, a seguir, listamos o que pode e o que merece atenção nos produtos e serviços desses locais.

Na seção de alimentos 

Costuma ser uma das seções favoritas de muitos tutores. Veja os cuidados que você deve ter antes de levar um produto ou adquirir serviços de pet shop, de acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Thaís Batista:

Rações standard, premium e superpremium 

Desde que não sejam medicamentosas e que sejam de fabricantes conhecidos, podem ser compradas com facilidade, seguindo sempre as indicações de raça, porte e faixa etária. 

Se quiser garantir a nutrição adequada para seu pet, o ideal é conversar com um especialista (em consultas veterinárias), que poderá recomendar uma opção específica para as necessidades do bichinho.

Bifinhos, biscoitos, sachês e outros petiscos convencionais 

Esses produtos de pet shop são muito usados para adestramento. Os bifinhos e os biscoitos podem ser comprados sem que isso traga riscos para a saúde do seu peludo. Isso vale também para petiscos funcionais, como os que melhoram o hálito ou que ajudam a remover o tártaro. 

Alimentos veganos e vegetarianos 

Hoje em dia existem muitas opções de rações e petiscos desse tipo. Mas, para a Dra. Thaís, antes de arriscar a compra, é preciso entender e respeitar a cadeia alimentar de cada pet. “Gatos, por exemplo, são carnívoros estritos, então não é indicada uma alimentação vegana”, explica. 

Guloseimas diferentes, como chocolate ou bebidas

Assim como os petiscos convencionais, também não trazem grandes riscos para pets saudáveis. No entanto, devem ser oferecidas com ainda mais moderação para evitar problemas como obesidade, diabetes, entre outros. Mas são muito válidas em ocasiões especiais e podem deixar seu amigo muito feliz!

cachorro no banho

Na seção de acessórios

Ir a um pet shop que trabalha somente com fabricantes de confiança é o primeiro passo para garantir a segurança do seu amigo. Assim, você não corre o risco de adquirir produtos feitos com materiais tóxicos, com peças soltas, cortantes, etc. Veja outros cuidados.

Roupinhas

Diferentemente do que muitos pensam, elas não são apenas uma questão de estética, sendo muito úteis para aquecer pets de pelo curto ou idosos, que costumam sentir mais frio. 

Na hora de escolher, é importante ficar atento ao tamanho da peça, além de evitar modelos com penduricalhos que podem ser engolidos pelo pet e também aqueles que restringem os movimentos do bichinho.

Caminhas e casinhas 

Os principais cuidados são com o material e com o tamanho. No caso das caminhas, elas devem comportar o corpo inteiro do pet, com alguns centímetros de folga para oferecer mais conforto. Já as casinhas devem permitir que o peludo fique em pé e consiga dar a volta sem dificuldade. 

Brinquedos

Podem ser comprados sem medo, desde que em lojas de confiança e que sejam específicos para a espécie e porte do seu pet. Do contrário, ele pode engolir o brinquedo ou ferir a boca. Lembrando que, em caso de animais destruidores, é recomendado supervisionar as brincadeiras para evitar que o pet engula partes dos produtos.

Na seção de farmácia e higiene

Quando vamos à farmácia, alguns remédios só podem ser comprados com a receita. Já no caso dos cachorros, isso geralmente não acontece, o que não significa que seu uso seja liberado. Confira as orientações da Dra. Thaís:

Remédios

“No geral, todos os medicamentos devem ser recomendados pelo veterinário para evitar o uso errado e resistências medicamentosas”, diz. Nesse sentido, ela destaca, principalmente, o uso de antibióticos e de anti-inflamatórios. 

Rações medicamentosas 

Não é à toa que, nas lojas da Petz, esse tipo de ração fica ao lado da farmácia. Elas também são um tipo de remédio, devendo ser compradas e administradas somente com orientação veterinária.

Shampoos e condicionadores

Esses produtos são um diferencial em serviços de pet shop e que fazem toda a diferença para seu pet. Produtos medicamentosos, como para tratamento de parasitas ou de problemas de pele, só devem ser usados sob orientação veterinária.

Antiparasitas

O ideal é conversar com um veterinário para entender melhor as necessidades específicas do pet. Seja como for, respeite sempre a indicação de porte para não correr o risco de intoxicar seu companheiro.

No centro de estética

Mais uma vez, escolher um pet shop responsável é fundamental para garantir a segurança do seu filho de quatro patas. Afinal, nenhum estabelecimento que preza pelo bem-estar dos animais vai colocar em risco a saúde deles com procedimentos duvidosos. 

Banho 

Um dos serviços de pet shop mais procurados pelos tutores é o banho, já que é uma hora delicada. No caso dos cachorros, pode ser dado até uma vez por semana, exceto em situações específicas, como imunidade baixa ou gestação. A recomendação da Dra. Thaís é ficar atento às lesões e enfermidades. Nesses casos, o banho não é indicado e um veterinário deverá ser consultado.

Tosa 

Os serviços de banho e tosa são extremamente comuns. No caso da tosa higiênica, ela também pode ser feita regularmente em locais de confiança, sem grandes preocupações. Antes de deixar os pelos do seu amigo bem baixinho, converse com um especialista para saber se a raça comporta esse tipo de corte. 

Hidratação

Para manter os pelos mais sedosos, a hidratação é oferecida em diversos pet shops. Apesar dos nomes diferentes, a chamada escova de argan ou de chocolate não é invasiva e pode ser feita de vez em quando. A única restrição é para pets que apresentam alergias aos componentes dos produtos.

Serviços adicionais 

Um dos serviços de pet shop que é procurado cada vez mais é a hospedagem dos bichinhos. Os tutores procuram um hotelzinho pet quando vão viajar e não podem levar seus companheiros.  

Quando esses serviços pet shop estão disponíveis, eles facilitam a organização do tutor que já conhece o ambiente e o peludo pode se sentir mais confortável. Certifique-se de que o local tem a devida supervisão para garantir a segurança dos animais. 

cachorro sendo escovado

Agora que você já sabe os cuidados com as compras e serviços de pet shops, entre na nossa loja online e confira as novidades para a espécie do seu amigo. Ou converse com um de nossos vendedores na unidade Petz mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *