Gato toma banho? Descubra mais sobre a higiene dos bichanos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 25, 2021

Banho e Tosa
Gato toma banho? Descubra mais sobre a higiene dos bichanos!
Tempo de leitura: 3 minutos

O  gato é conhecido por ser livre e independente. Por conta disso, muitos tutores não se preocupam tanto se o gato toma banho, visto que o bichano passa longos momentos se limpando, por meio de delicadas lambidas.

um gato lambendo o outro

Mas será que o “banho de gato” é, de fato, suficiente para limpar o pet ou gato precisa tomar banho? Explicamos mais sobre o assunto, trazendo cinco mitos e verdades sobre a higiene dos bichanos!

1 – Gato toma banho sozinho

Verdade! O sabe cuidar de si próprio até na hora do banho. As lambidas são bem conhecidas entre os tutores, já que é com a chamada “autolimpeza” que o gato toma banho. 

Quem já levou uma lambida de um gato sabe que ele possui uma língua muito áspera. Isso auxilia o momento da higiene felina, retirando as impurezas e os pelos mortos do corpinho do bigodudo.

Mas se seu pet estiver lambendo-se demais, procure um veterinário. Algumas doenças e parasitas, como pulgas e carrapatos, causam incômodos que levam o pet às lambidas excessivas, o que pode trazer consequências mais graves para a saúde do amigo de quatro patas.

2 – Posso dar banho no gato toda semana

Mito! Como todos sabem, os gatos conseguem limpar-se com as famosas lambidas. Então, você até pode dar banho em gato, mas não com tanta frequência. Especialistas recomendam que o bichano passe por um banho mais profundo ocasionalmente, para retirar as impurezas que podem se acumular.  

“A sujeira do ambiente adere na pele e nos pelos, podendo gerar coceira e, consequentemente, problemas dermatológicos” afirma a médica-veterinária da Petz, Dra. Tuany Fialho. Por isso, procure dar banhos ocasionais em seu amigo peludo, para garantir uma saúde melhor a ele. 

3 – Banho estressa o gato

Não é bem assim. “Na verdade, tudo depende da adaptação”, explica a Dra. Tuany. “Por tratar-se de uma animal que possui uma baixa frequência de banho, isso faz com que ele se estresse mais durante o procedimento”, completa. 

gato se lambendo

Como o gato toma banho com menos frequência, ele não está acostumado com a água, portanto, o hábito pode ser bem cansativo para ele. Aqui, alguns cuidados devem ser observados:

  • a água deve estar sempre morna: isso não só facilita o contato para o pet, que prefere um banho mais quentinho, como evita doenças e infecções; 
  • os produtos devem ser escolhidos com cuidado, já que o gato é muito sensível a cheiros: é sempre recomendado levar seu filho de quatro patas em um pet shop confiável, como os centros de estética da Petz. 

Além disso, dar banho em gato é um importante recurso para deixar a pelagem sempre linda, combinado com outros cuidados, como a alimentação e a escovação do pelo. 

4 – Gato não gosta de água

Não é bem assim. Um gato realmente possui menos simpatia pela água e dificilmente vai brincar na piscina ou na chuva, como um cachorro faz. Inclusive, acredita-se que essa aversão vem da origem dos felinos

“Provavelmente, os gatos vieram do Oriente Médio, onde há muitos desertos. Isso faz com que eles não tenham muita familiaridade com a água”, comenta a Dra. Tuany. 

Apesar desse comportamento, um gato pode entrar na água em casos necessários, para caçar ou atravessar um rio, por exemplo. 

5 – Banho em gato filhote faz mal

Mito! Na verdade, estudos indicam que, para acostumar um gato com a água, o melhor é apresentá-lo a ela o mais cedo possível. Isso deixará o hábito do banho mais fácil no futuro. “O ideal é acostumar o pet desde filhote”, explica a Dra. Tuany. 

Para quem pergunta com quantos meses pode dar banho em gato, aqui vai a resposta: o processo pode iniciar bem cedo. “A partir de dois meses, já é indicado começar a adaptação aos banhos”, completa a especialista. 

Utilizar água morna e realizar o procedimento em um ambiente calmo e sem barulho também auxilia o gato a se acostumar, aos poucos, com a água. 

E aí, tirou suas dúvidas sobre se gato toma banho? Se estiver inseguro em como dar banho em gato, não se preocupe. Procure um dos centros de estética da Petz!

gato tomando banho

Nossos profissionais são especialistas em acalmar os bichanos e vão deixar seu filho de quatro patas ainda mais lindo. Procure uma de nossas unidades e venha nos visitar!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *