Como dar banho em cachorro e cuidados a tomar

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 15, 2021

Banho e Tosa
Como dar banho em cachorro e cuidados a tomar
Tempo de leitura: 3 minutos

Manter o seu pet bem-higienizado é essencial para o bem-estar dele, por isso. os banhos regulares são essenciais. Mas pode ser que você ainda tenha algumas dúvidas sobre como dar banho em cachorro. O tipo de shampoo, melhor processo e técnicas a serem utilizadas são alguns cuidados que devem ser levados em conta.

cachorro tomando banho na banheira

Para te ajudar com a dar banho em cachorro, falamos mais neste artigo sobre os cuidados a serem tomados na hora do banho do bichinho, o que evitar fazer e qual o passo a passo ideal para chegar ao melhor resultado. Confira!

Passo a passo de como dar banho em cachorro

Antes de mais nada, esteja preparado reunindo todos os itens que você vai precisar, como shampoo, condicionador, toalha, escova, entre outros. Também se certifique de que o animal está calmo, para facilitar o processo. Confira o passo a passo de banho em cachorro:

Escove os pelos

Essa dica é importante principalmente para os pets que têm pelos mais longos. Escovar o cãozinho antes do banho ajuda a evitar que os fios se embaracem ao serem lavados, além de eliminar os pelos e a pele morta do corpinho dele. Por isso, é importante conhecer os tipos de pelo de cachorro e saber como cuidar deles.

Cuide dos ouvidos

cachorro tomando banho na bacia

Os ouvidos dos cães são muito delicados, por isso, é preciso dar uma atenção especial na hora do banho. Por isso, limpe a parte externa dos ouvidos com uma gaze ou uma toalha úmida com água morna. Também procure utilizar um pedaço de algodão para tampar o ouvido e evitar que a água caia dentro.

Umedeça os pelos

O segundo passo é prender o bichinho de forma segura e confortável e, em seguida, umedecer os pelos dele com água morna. Molhe o bichinho aos poucos para que ele se acostume com a sensação da água e se sinta mais à vontade. Você pode começar lavando as patas e, ao mesmo tempo, oferecendo petiscos.

Passe o shampoo

Na hora de passar um shampoo para cachorro, é preciso levar em conta o tamanho do animal e o tipo de pelo para acertar na quantidade adequada. Aplique o produto suavemente, fazendo uma massagem ao longo do corpo dele e esfregando desde a raiz dos pelos para tirar a sujeira. Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Enxágue com bastante água

Depois de aguardar o tempo necessário para que o shampoo ou o sabonete para cachorro faça efeito, utilize água morna para enxaguar bem, se certificando de que todo o produto saia. Durante esse processo, é provável que o cão se balance para tirar o excesso de água. 

Seque os pelos

Para começar o processo de secagem, use uma toalha para tirar o excesso de água, esfregando-a por todo o corpo do bichinho. Em seguida, utilize um secador para terminar de secá-lo. Para evitar que ele fique estressado com o barulho, faça carinho e dê algum agrado, como um brinquedo ou petisco.

Com que frequência dar banho no cachorro?

Segundo os especialistas, é possível dar banho no seu cãozinho de quinze em quinze dias ou sempre que ele estiver sujo. A frequência pode aumentar caso ele fique muito tempo no quintal e acabe se sujando de alguma forma. 

cachorro tomando banho na bacia

Já os cães de pequeno porte que ficam sempre dentro de casa podem ter um intervalo de tempo maior entre os banhos, a não ser que adquiram um cheiro forte com o tempo. Se o bichinho tiver alguma alergia ou doença de pele, consulte um médico veterinário para saber como dar banho em cachorro com essa condição.

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *